História da queda da Bastilha durante a Revolução Francesa
A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris, capital da França. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída, doze anos depois, em 1382. queda da Bastilha
No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. queda da Bastilha
Tornou-se um símbolo do absolutismo francês, sendo que vários intelectuais e políticos foram presos em seus cárceres. Entre os prisioneiros mais famosos, podemos citar: Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, duque de d’Orleans, Voltaire, Latude entre outros.
Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa. queda da Bastilha
14 de Julho: Festa Nacional Francesa
O 14 de julho na França é uma enorme festa nacional. Foi a tomada da Bastille que deu origem a esta festa.
Tradicionalmente o dia começa com os desfiles na avenida Champs Elysées. Desfile aéreo com a participação de 60 aviões, motorizado com 278 veículos, equestre com 241 cavalos e, para terminar, um desfile com 3.300 pessoas.
A noite, para arrematar as festividades, o famoso fogos de artifício da torre Eiffel.Este ano os fogos terão como fundo musical a música de Mozart. O público poderá ver os fogos a partir du Champs de Mars, mas o único acesso aberto será a avenida Motte Picquet, metrô Motte-Picquet-Grenelle.
O Champs de Mars corre o risco de ficar lotado. Vocês também podem ver os fogos do Trocadero, da passarela Debilly ( no Sena, após a ponte Iena) e da Ponte Alma. A ponte Iena estará fechada ao público.
Se estes lugares próximos da torrel Eiffel estiverem cheios demais a solução será ver os fogos de longe. Neste caso aconselho irem para a frente do Sacre-Coeur em Montmartre ou subirem no teto do Arco do Triunfo ou, melhor ainda, o 56 andar da Torre Montparnasse. A direção da torre não aceita reservas e a entrada custa 16 euros. O espetáculo é imperdível.
Os desfiles começam a 9.30 h. Os fogos de artifício as 22.30 horas.