Como Aprender Chinês Mandarim? Os 4 tons em chinês.
O mandarim é um idioma bastante complexo de se aprender. No entanto, com comprometimento e prática diária, ele representa algo possível de ser dominado. Pratique sempre, mesmo por conta própria, com livros didáticos, amigos falantes do mandarim e óbvio com professores particulares. Siga a leitura para ter uma noção básica dos itens mais importantes no aprendizado do mandarim. Os 4 tons em chinês
Dominando o Básico
Pratique as quatro tonalidades do mandarim. O mandarim é um idioma tonal, o que significa que tons diferentes podem mudar o significado de uma palavra, mesmo que a pronúncia e a ortografia sejam idênticas. É absolutamente essencial aprender os diferentes tons se você deseja falar o mandarim corretamente. Nesse idioma, existem quatro tonalidades principais: Os 4 tons em chinês
1) O primeiro tom é alto e plano. A sua voz se mantém reta, sem subir ou descer em sua sonoridade. Usando a palavra “ma” como exemplo, o primeiro tom é indicado através do símbolo sobre a letra a: “mā”.
2) O segundo tom é ascendente. A sua voz se eleva a partir de um tom médio, como se você estivesse pedindo a alguém que repita o que disse, como em “hein?” ou “o quê?”. O segundo tom é indicado pelo símbolo “má”.
3) O terceiro tom é como um mergulho. O som vai do médio ao grave e, então, para o agudo, como ao dizer “bi”. Quando duas sílabas do terceiro tom estão próximas, a primeira retém o terceiro tom, enquanto a outra toma a sonoridade do quarto. O terceiro tom é indicado através do símbolo “mǎ”. O quarto tom é descendente. A sonoridade vai rapidamente de agudo a grave, como ao dar uma ordem (“pare!”) ou como se você estivesse lendo um livro e se deparasse com algo novo e interessante, ao dizer “hum”.
4) O quarto tom é indicado pelo símbolo “mà”. Fácil o suficiente? Se não parecer, não se preocupe. É bastante recomendável ouvir aos tons demonstrados por um falante nativo, visto ser difícil idealizar a sonoridade meramente com base no texto.
Fonte: Wikihow post Talk and Chalk