Como escolher bem um professor particular?
A. DIDÁTICA
Encontrar um professor com uma didática leve e descontraído pode ajudar na dedicação e esforço do aluno, mas o material didático também tem um papel importante no aprendizado. O material permite o controle dos assuntos abordados para medir e organizar seus resultados, colocando em prática os exemplos durante a aula. Como escolher bem um professor particular
A melhor forma de entender o feeling, dinamismo e didática da aula é fazendo uma aula experimental. Ou um simples bate papo pode definir qual tipo de professor. Assim ambos podem sentir ou não uma afinidade antes de se comprometer às aulas.
B. EXPERIÊNCIA
A experiência do professor pode ser muito complicado avaliar, muitas vezes, alunos não consideram tanto a experiência acadêmica do professor quanto à origem ou aparência do mesmo. Esse tema já foi bastante discutido no mercado de professores e existem opiniões variadas ao sujeito mas no geral tem um tipo de professor para cada aluno, e você precisa entender qual perfil você encaixa melhor para que seu aprendizado seja mais eficiente. Como escolher bem um professor particular
Professores nativos ou estrangeiros, têm mais demanda e preferência, independente da sua experiência acadêmica e consequentemente eles tendem a cobrar mais. Esses professores podem trazer dificuldade com a comunicação com o aluno iniciante. Professores nativos sem português ou experiência, são mais recomendados para alunos Intermediário onde não é tão necessário, explicar e ensinar conhecimentos de morfologia e sintaxe, nem bases gramaticais. O foco desse professor é contextualizar e acrescentar expressões e informações culturais, business, e com o sotaque como desafio linguístico, ao aluno mais avançado.
Professores brasileiros (ou, não-nativos) com experiência e/ou graduação acadêmica em letras podem potencializar as aulas já que sabem exatamente como pensamos a título de aprendizado da língua, sabe as dificuldades que teremos, os maiores vícios, as confusões e perguntas, porque essa pessoa passou por tudo isso antes de dar aula. Alunos iniciantes ou nível básico, tem justamente que passar por essa etapa com auxílio eficiente de um professor que sabe explicar e argumentar os desafios enfrentados se for necessário, em seu idioma materno. Logo, muitos alunos conseguem desfrutar das aulas mais objetivamente quando o professor sabe explicar as lógicas, e consequentemente diminui o tamanho do tempo de curso.
C. VALORES
No caso de valores, normalmente o valor da aula, sugere se o professor tem ou não mais experiência e disponibilidade, independente de se o professor é ou não, nativo. Como existem mais professores brasileiros no mercado, em cidades grandes onde tem mais concorrência, os valores podem variar bastante.
Novos professores que chegam no mercado, se houver dedicação e confiança, serão profissionais exemplares. Por isso é sempre recomendado marcar um encontro com os professores, um bate papo ou mesmo um encontro online, para sentir o feeling da pessoa e estilo da aula.
D. PRIMEIRO ENCONTRO
Muitos professores preferem conversar online ou por telefone, do que fazer um encontro pessoal, isso porque alunos curiosos sempre geram custos de deslocamento e são muito frequentes. Então tente sugerir algum lugar mais conveniente para o professor, por exemplo, você pode convidá-lo a tomar um café por perto, e conversar melhor. Caso não seja possível, um bate papo online serve também, para conhecer melhor o professor.
Nesse primeiro encontro, vocês precisam definir o perfil de aluno e objetivos através do teste de nivelamento ou exercício, o professor pode lhe explicar os erros e correções para que você entenda a metodologia, lógica e personalidade do professor (a). Daí, vocês poderão montar uma estratégia baseada nos resultados e exigências alcançáveis, abordar o assunto da didática, do custo do material, e finalmente da carga horária. Como escolher bem um professor particular
Na Talk and Chalk, os professores disponibilizam seus valores online, contratos e termos de condições, mas aqui é sempre bom esclarecer qualquer dúvida, flexibilidades e orientações.
Depois de confirmar com o professor escolhido, aconselhamos informar os outros professores contatados, agradecendo o tempo que eles lhe consagraram. É um gesto simples, que poucas pessoas fazem quando se encontrem em posição de ‘cliente’. O desgaste de clientes curiosos e ‘mal educados’ tem gerado um efeito negativo causando preconceitos no mercado brasileiro.
Dizer não, pode ser simples quando acompanhado da palavrinha mágica, OBRIGADO!