Origens da língua turca

Origens da língua turca

O idioma oficial da República da Turquia é o Turco. O turco é uma língua aglutinante e forma, junto com as línguas da Mongólia, Manchúria, Tungusic, Coreia e Japão, a família da língua Altaica. Origens da língua turca

Considerando que é o idioma utilizado por aproximadamente 220 milhões de pessoas em uma área de 12 milhões de km², a qual abrange desde o oeste do oceano Atlântico até o leste do oceano Pacífico, do norte do Mar Glaciado até o sul do Golfo Pérsico a língua turca é a quinta língua mais falada do mundo. Origens da língua turca

As primeiras fontes escritas na língua turca são as inscrições “Orkhun” registradas nos séculos VII e VIII. O seu desenvolvimento na Anatólia começou no século XIII. A linguagem turca utilizada na Turquia, entre as variedades existentes, é a forma falada por mais de 75 milhões de pessoas ao redor do mundo e é também utilizada como idioma para comunicação, escrita, educação, ciência, cultura e arte.

Ao longo da história foram usados os alfabetos Göktürk, Uygur e Árabe. Depois da proclamação da República da Turquia, em 1928 foi realizada uma reforma pelo grande líder Mustafa Kemal Atatürk, e assim, a partir daquele momento iniciou-se o uso do novo alfabeto preparado e adaptado à fonética turca.

 

Em 12 de julho de 1932, Mustafa Kemal Atatürk, com a finalidade de simplificar a língua turca, foi pioneiro em estabelecer uma “Associação de Estudos da Língua Turca”. A sociedade que posteriormente foi nomeada de “Associação Turca de Lingüística” conduziu trabalhos de desenvolvimento, enriquecimento e purificação da língua turca. A Associação Turca de Lingüística continua, ainda hoje, ativa na formação do turco na era da ciência, através da publicação de dicionários de terminologia em cada campo científico e transferindo fontes de referências básicas para a internet.

Fonte: brasilturquia

FranceUSABrasilViagem

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.